BOX Independente.jpg

93% dos eleitores da região

não renovariam o mandato dos deputados

ROBERTO MARCOS - VOX

Quarta, 21/4/2021, às 06h56min - Editoria de AUTORAIS

Equipe do VOX prospectou aleatoriamente números de WhatsApp de eleitores de algumas cidades localizadas no entorno de Teófilo Otoni para disparar uma enquete eletrônica. O que o VOX pretendia apurar é se existe ou não “predisposição do contribuinte” dessa região em votar em deputados com mandatos em curso e cujos nome ressonam nos Vales do Mucuri e do Jequitinhonha com alguma significância.

Para o eleitor menos atento, pode parecer que a eleição para renovação do mandato de deputados estaduais e federais está longe. Mas não está. Algumas manobras já correm à toda nos bastidores, sinalizando a predisposição de deputados (e de seus mentores e assessores) em cooptar lideranças com capacidade de transferir votos. Vereadores e prefeitos da região são os alvos preferenciais com quem, especula-se, serão gastos toneis de verba de campanha.

A área em que o VOX pretendeu proceder à tomada de opinião compreende as cidades de Campanário (4), Itambacuri (6), Carlos Chagas (9), Novo Cruzeiro (7), Ladainha (7), Poté (6), Malacacheta (7) e Teófilo Otoni (14). Os números entre parênteses representa o total de eleitores abordados pela Enquete do VOX. 21% dos que não quiseram participar da entrevista não foram computados. O levantamento aconteceu entre os dias 16 e 20 de maio, apurando respostas de 60 pessoas que se identificaram como eleitoras, com idade entre 17 e 53, de ambos os sexos. Não foi aferido o estrato social a que pertenciam.

Depois que o entrevistador e o VOX eram devidamente identificados via WhatsApp, duas perguntas encaminhavam-se. Primeira: você renovaria o mandato de algum deputado que diz representar a sua região? A segunda pergunta (independentemente da resposta à primeira) era: por quê?

93,3% disseram que não votarão em deputado detentores de mandato, alegando, em sua disparada maioria, que “nada fizeram nos últimos quatro anos”. 4,5% afirmaram que pode votar sim, chamando atenção para o fato de que “não faz diferença. É tudo ruim mesmo”. E 2,2% disseram não saber responder ou não quiseram responder.

Entre os 91% que disseram que não “votariam para renovar mandatos”, grande parte disparou frases como “fizeram nada para ajudar na pandemia”, “tudo parasita” e “para os pobres fazem nada”.

Abaixo você acompanha como se deu o procedimento dos entrevistadores do VOX no momento de prospectar respostas:

Vinheta MUCURI.jpg
PUBLI Bar Tiragosto.webp
Carlos Chagas 1.png
Publicidade Menor CELL.jpeg
  • Facebook
  • Twitter
  • YouTube
  • Instagram
Logo USE Engenharia 1.jpeg
Logo HRN Esportiva.jpg
WhatsApp Image 2021-04-08 at 09.25.08.jp