Vinheta ASSINE O VOX.jpg

Em época de frio, lixão da cidade

impõe ainda mais danos à saúde da população

SALA DE REDAÇÃO - VOX

Segunda-feira, 10/5/2021, às 08h06min - Editoria de CIDADES

Em meio ao caos por conta do novo coronavírus, é preciso trazer à tona as consequências da não implantação da Política Nacional de Resíduos Sólidos há muito prometida no país. Aliás, prestes a completar 10 anos, como apurou o VOX, a lei que estabelece a erradicação dos chamados lixões a céu aberto está longe de sair do papel. Enquanto isso, acumulam-se na mesma proporção das montanhas de lixos os danos ambientais e os graves problemas à saúde dos brasileiros.

Em Teófilo Otoni não é diferente. Um leitor do VOX, incomodado com a situação, denunciou junto à nossa Editoria que o lixão da cidade, localizado na Br 116, imediações do Motel Dallas, vai tornando-se, apesar da indiferença das nossas autoridades, um problema para toda a população. Ele chamou a atenção para um detalhe que agrava o quadro denunciado: as queimadas realizadas frequentemente no lixão.

BOX 2.jpg
BOX 1.jpg

A partir da denúncia de Luiz Antônio Silveira, morador do alto da Bela Vista, VOX foi em busca de gente entendida no assunto. O resultado da investigação do VOX sinalizou uma perigosa conclusão. Como se não bastasse a simples presença do lixão, aproximando-se o período de baixas temperaturas, tudo se torna ainda mais grave. Afinal, o chamado “teto baixo”, imposto pelo frio, impede que a fumaça das queimadas suba, propagando-se sobre a cidade e estabelecendo contato direto com as pessoas.

As pesquisas feitas por nossa Editoria indicam que, do escurecer até que o sol nasça no dia seguinte, a fumaça fica impedida de “subir”. Isso acontece por conta de uma parede de baixa temperatura (o chamado teto baixo) que inviabiliza sua propagação na vertical. Assim, a direção da fumaça resultante da queima de detritos do lixão é horizontal, pulverizando-se sobre a cidade e pondo as pessoas em contato direto com ela. Em muitos casos nem é perceptível, distraindo quase todos quanto aos males consequentes e quanto às doenças respiratórias cujas razões parecem ser desconhecidas.

Sub Manchete 1.jpg
Sub Manchete 2.jpg
Sub Manchete 3.jpg
Carlos Chagas 1.png
Publicidade Menor CELL.jpeg
WhatsApp Image 2021-04-08 at 09.25.08.jp
Publicidade REYNALDO NEVES.jpg
  • Facebook
  • Twitter
  • YouTube
  • Instagram
BOX Finalização de Conteúdo 1.jpg
RODAPÉ 3.jpg